RSS

21 de março de 2010

Meteorização Física


A meteorização física ou mecânica consiste na fragmentação da rocha em pedaços cada vez mais pequenos - sem que ocorram transformações químicas que alterem a sua composição.
A meteorização física predomina em zonas do Globo geladas e desérticas.


Exemplos da meteorização física:


Efeito do gelo - crioclastia

A água que penetra nos interstícios e poros da rocha, pode congelar, por abaixamento da temperatura, aumentando assim o seu volume. Exerce, consequentemente, uma pressão que provoca o alargamento das fissuras e a desagregação da rocha.






Actividade biológica

As sementes, germinam em fendas das rochas, originando plantas cujas raízes se instalam nessas fendas, abrindo-as cada vez mais e contribuindo para a separação dos blocos. Alguns animais cavam galerias nas rochas, favorecendo a desagregação.




Acção mecânica da água e do vento

As águas de escorrência deslocam os sedimentos mais finos, formando colunas que ficam protegidas pelos detritos maiores. Essas colunas chamam-se de chaminés-de-fadas. A água e o vento também transportam detritos que chocam com as rochas, acelerando desgaste.





Termoclastia

As variações de temperatura provocam dilatações e contracções alternadas dos minerais, que reagem de diferentes modos por terem diferentes coeficientes de dilatação.



Esfoliação - Alívio de pressão

As rochas formadas em profundidade, quando afloram à superfície, expandem-se formando diáclases paralelas que favorecem a separação do maciço rochoso.




Reflexão:

A meteorização química e física entreajudam-se, reforçando-se uma à outra. Quanto mais rápido for o decaimento, maior se torna o enfraquecimento dos fragmentos e mais susceptível a rocha é de se quebrar; quanto menores forem os fragmentos, maior a superfície disponível para o ataque químico e mais rápido se torna o decaimento.

http://www.netxplica.com/

0 comentários:

Enviar um comentário